BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Manuela Ferreira Leite e o seu mais iluminado Lapsus Linguae

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
Imagem do KAOS
É público que não gosto da Man'ela, mas os meus gostos também não são deste Mundo, e aí vamos, adiante, e simplificadamente: hoje, a Man'ela soltou, nos seus discursos, que se têm vindo a tornar mais inflamados, uma enormíssima verdade. Está num vídeo, aqui, em baixo, e é um "Simplex" do que a maior parte dos Portugueses, com dois dedos de testa, hoje pensa: isto já não vai lá a bem.
A Lurdes continua a estrebuchar, sem perceber que já está morta. O Pinho é alvo da chacota de toda a gente. A Bicha da Agricultura, com o seu bigode de voz melosa, ainda não percebeu que aqueles insultos são mesmo para ela. Constâncio, traiçoeiro, voltou a dar a golpada, sempre do mesmo género: finge que é um técnico honesto, e corta um bocadinho, quando lhe convém, para chatear o Poder e pôr-lhe rédea curta, que o "Engenheiro" percebe pouco de contas, ou dar-lhe trela, quando lhe interessa não ser incomodado no seu poleiro dourado. Por fim, o Pargo das Finanças, considerado -- olha a descoberta... -- como "o pior Ministro das Finanças da União Europeia", e ficamos por aqui.
Graças a Deus que não há um "Financial Times" para a Educação, para não nos sentirmos ao nível do Burkina Faso...
Manuela Ferreira Leite disse, em lapso, ou por vontade pura, que suspender o "Polvo" por seis meses, para obrigar a pôr ordem em tudo, talvez não fosse má ideia. Ia ser desagradável ver meia Assembleia da República a sofrer um tratamento "à la Pedroso", o Conselho de Estado enfiado às postas no Linhó, e aqueles célebres Juízes do Tribunal da Relação amarrados ao pelourinho da Praça do Município. De José Manuel Júdice e Paulo Pedroso... confesso que conheço umas pessoas que gostariam de ter uma pequena conversa, a sós, com eles, e até é coisa simples de se arranjar.
Resumindo, o que Manuela Ferreira Leite disse é uma nova versão de um velho discurso nosso, e podem relê-lo: as Forças Armadas são a garantia do Estado Democrático, e o Estado Democrático define-se pelo exercício e igualdade dos cidadãos perante a Lei. A Justiça não se pode assemelhar a um pântano, onde singram, impantes, algumas baleias gordas, e, sistematicamente se afundam as sardinhas e todo o pobre mexilhão. A intervenção não precisava de subverter a Ordem Constitucional, nem de tocar nos Poderes legitimamente eleitos. O Cavaco podia continuar a brincar aos presépios, o Sócrates a fazer as ridículas palhaçadas do "Magalhães" e o Constâncio a brincar às centésimas; a Lurdes apanhava mais umas semanas com ovos, e a Assembleia podia continuar a votar obscenidade absolutas. A intervenção necessitava, sim, de, e acho que seis meses chegavam, tocar naquilo que nunca foi eleito e continua intacto, incólume e impune, desde a Santa Inquisição e os Tribunais Plenários: a tramóia jurídica nacional. A solução era simples: os TAIS CASOS, que são o escândalo da Opinião Pública e a nossa vergonha internacional, passavam, com ordem prioritária de despacho e julgamento, para Tribunais Marciais. Passados seis meses, e com eles já resolvidos, voltávamos a uma coisa que se assemelhasse, enfim, à normalidade de um Estado Europeu, mediano, e Democrático.
Dou-lhe os meus parabéns, minha cara Manuela: durante esta semana, vai ter em mim um social-democrata ferrenho, e, se conseguir, mesmo, desencadear qualquer coisinha, minha amiga, eu até votaria em si em 2009... Sapo por sapo... Pois... Sapo por sapo... "A Zon é mobile"
(Dupla publicação, no "Arrebenta-Sol" e em "The Braganza Mothers" )

5 commentaires:

Anónimo disse...

Estás cada vez mais senil...

e monótono.




estás velho e acabado.

katrina a gotika disse...

Olha que óptima ideia!

Anónimo disse...

e eu pensava que não existiam portugueses "iluminados" que vêem para além do óbvio que a teelvisão nos transmite...tive conhecimento do blogue à pouco tempo...e parabéns!...há que desmascarar esses fachos corruptos que andam por aí a rir-se...eram 6 meses...somente 6 meses e ficávamos melhor...saudações!

Anónimo disse...

Ha muito que leio este blog , independentemente da sua opçao política, na minha opinião é dos mais inteligentes e cultos que leio.Leio todos os dias , e não comento porque não saberia acrescentar coisa alguma, mas agora apeteceu-me dar os merecidos Parabens nunca desistam porque estou convencida que exercem um bom trabalho, muita gente lê e algo fica

Anónimo disse...

Ah, ah, ah!

Ó kati, atacas em que esquina?
Em Algés?
Ah, ah, ah!

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico