Custa-me escrever estas palavras. Quando há uns anos a catástrofe de Outubro de 1993, pensei que nunca mais nada disso voltaria a acontecer. Todas as providências foram tomadas, a Madeira sempre precaveu-se contra tudo…
O dia de ontem nada fazia prever aquilo, eu não consigo descrever o que sinto… A dor que me assola. A minha família está bem, dentro dos possíveis bem. Contudo, quem me conhece, sabe como as palavras do meu blogue: “Madeira Minha Vida” é mesmo literal a Madeira é a minha vida.
Eu cresci na Madeira, a Madeira é onde vou buscar as minhas forças… É aquele amor, que nunca me desilude. Quando se vi as catástrofes do Haiti, da Indonésia ou outra região do Globo, choca-nos, magoa-nos… Agora, quando chega à nossa terra, junto daqueles que amamos, junto da nossa vida.
Ver o meu Funchal, completamente destruído, ver os meus conterrâneos naquela situação, deixam-me completamente derrotado… Sinto-me tão impotente, tão incapaz… Só me apetece voltar para a Madeira, e ajudar a limpar, a reconstruir…
Agora só me resta rezar por todos aqueles que estão desaparecidos, pelas almas dos que partiram… Aos que ficam, quero deixar uma palavra de força e coragem, e que nós, madeirenses venceremos mais esta catástrofe – “teu povo humilde, estóico e valente. Entre a rocha dura te lavrou a terra, para lançar do pão à semente. Herói do trabalho da montanha agreste… Os louros da vitória, em tuas mãos calosas. Foram a herança que a teus filhos deste. Por esse Mundo além, Madeira teu nome contínua, em teus filhos saudosos que além fronteiras se mostram orgulhosos. Nós lutaremos, Alcançaremos, Teu bem-estar e glória!”
Uma vez mais, nós vamos superar, vamos voltar lutar, e tenho a certeza que todos unidos e com muita fé, alcançaremos teu bem-estar e glória!
AMO-TE MADEIRA… Força Madeira!
0 commentaires:
Enviar um comentário