BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Será este o nosso fado?


Confesso que a minha estupefacção ao ouvir um tal Manuel Valente, Presidente da Federação das Associações de Pais do Porto, é mais do que as minhas pobres palavras conseguem exprimir… Contudo, das declarações que ouvi emanadas de tão insólito personagem, creio dever salientar algumas ideias.
A primeira é que se tratou de um caso encomendado, pois não saberá o Manuel que casos graves de indisciplina, muitos bem piores do que esta parvoíce, são o quotidiano das nossas escolas? Está muito mal informado, não é preciso encomendar situações destas, elas são naturalmente abundantes.
A segunda é que se tratavam, veja-se o português: “os alunos, numa situação destas, são alunos de qualidade,” eu sugeria, no mínimo, o adjectivo duvidosa… mas, ok, que sejam repreendidos e que prometam não voltar a usar armas falsas.
A última e a minha preferida, é que os telemóveis deveriam ser proibidos no espaço de aulas. Ora, como o Manuel também é Valente, eu sugeria que ele fosse às escolas tirá-los aos alunos… Gostava de ver como é que ele o faria… colocava-se à porta da escola e, depois de revistar os alunos, ia atirando os aparelhitos para um bidão que no final seria enviado para a reciclagem? Ia de sala em sala? Não sei, mas gostaria de saber quais são as suas propostas para resolver este assunto. E, já agora, como tencionaria ele sobreviver aos alunos e aos seus paizinhos, já que deve ser especialista em psicologia de pais… Não sei, mas gostava…

Será que estamos condenados a que as associações de pais se resumam a Albinos Almeidas e Manueis Valentes? Parece-me que o AA tem aqui um sério rival...


Tudo pode ser conferido e escutado aqui...

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

2 commentaires:

e-ko disse...

e quando os alunos fizerem uma brincadeira destas com armas verdadeiras, que depos gravam em supertelélés de 3,5G, o que é que vai acontecer? anda tudo doido! não são os alunos os responsáveis, é toda a confusão em que vivem professores, conselhos executivos, pais, sindicatos e ministério!

já que ninguém sabe o que é respeitar o outro, que se façam aplicar regras por regulamentos claros para todos! e o mais grave aqui não foi o telemóvel que apenas serviu para testemunhar da confusão em toda esta gente vive!

Paulo Pedroso disse...

Durante décadas estendeu-se um autêntico tapete vermelho aos intelectuais de Esquerda em matéria de políticas educativas.

Fizeram-se todas as vontadinhas aos senhores e às senhoras intelectuais e às suas magníficas teorias pós-Modernas, onde palavras como rigor, exigência, qualidade ou empenho, estavam a mais.

Hoje podem limpar as mãos à parede porque a merda do sistema de ensino criado em Portugal, nas últimas décadas, só se tem degradado.

É preciso cumprir metas estatísticas, em nome de ideais que nivelam tudo por baixo, para que pareça que todos têm sucesso, mesmo à custa da mediocridade generalizada.

Parafraseando o "Si vis pacem, para bellum", apetece dizer que "Se queres igualdade, prepara-te para a mediocridade".

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico