BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nuclear!?... Pois claro que sim!....

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
Imagem do KAOS
Este texto inaugural é dedicado a todo o grupo do Braganza Mothers, que, no meio de tantas vicissitudes, nunca me diz "não", sempre quea sineta da mudança muda. Suponho que isso seja uma sincera forma passional, e mais não digo
Portugal é um país muito especial: em plena Idade Moderna, éramos eméritos na Segunda Escolástica; com uma rede europeia de TGV, conseguimos que ela ficasse desactualizada, antes de lançar a primeira linha, e no fundo, do que gostamos mesmo, é de corpos de Futebolistas, de coiratos e de "carjacking".
Depois de a Dinâmica das Centrais Nucleares ter entrado na sua fase do passe da Terceira Idade, nós relançamos, com toda a modernidade, o debate. É natural, são os tais 50 anos de atraso que nos caem, de uma só vez, em cima, e cum laude.
Vou tentar ser breve: eu sou pró-nuclear, mas tem de ser um nuclear à minha maneira, tem de ser uma coisa assim... como é que eu hei-de dizer... em grande, e à portuguesa.
O Senhor Einstein, que sonhava alto, ainda nós andávamos a ter aparições na Cova da Iria, lançou para cima da mesa, eventualmente, a mais célebre equação de sempre, só comparável, na Geometria, com a lenga-lenga do Teorema de Pitágoras: E=mc2, onde "E" representa a energia que está potencialmente contida numa determinada massa "m", e que é tão grande como o produto dessa massa por "c", ao quadrado. Ora "c" é a Velocidade da Luz no vazio, qualquer coisa como 300 000 Km por segundo, coisa que radar algum, em tempo algum, detectaria, e ainda bem, para que pelo menos a Natureza consiga salvaguardar alguma coisa das brigadas do paranóico da ASAE e dos frenesis do Orçamento.
Deriva da Equação de Einstein que uma pequena massa, sei lá uma meia dúzia de quilitos, multiplicada por 300 000 x 300 000 dá... deixa cá ver que sou péssimo em contas... 6 x 300 000 x 300 000... dá 540 000 000 000, o que é bué de energia.
Tudo isto só tem um problema: a massa é fácil de arranjar, e bastava converter um tractor em energia, para termos o planeta integralmente abastecido, por 500 anos; todavia, alcançar a velocidade da luz é virtualmente impossível, e traria sequelas que não posso explicar aqui. Infelizmente, nenhuma central nuclear, hoje, em dia é capaz de fazer uma coisa destas, e as perdas são tantas e os efeitos colaterais tão maléficos, que, enfim, é como ter um filho com três orelhas, mas antes isso do que ser paneleiro, como diz a minha vizinha...
Eu quero o Nuclear, mas tem de ser uma Central muito especial. Nome já tenho: chamar-se-ia, obviamente Central Cristiano Ronaldo, a nossa mente mais brilhante do Séc. XXI, e a madrinha seria Margarida Rebelo Pinto. Seria inaugurada ao som do "Meu Bacalhau", de Quim Barreiros, e com a presença honorífica de Sua Excelência o Saloio de Boliqueime e da convidada Carla Bruni. Ah... claro que esta central teria de fazer o que as outras não fazem, que é aplicar E=mc2 integralmente. Suponho que não teremos problemas em fazê-la, já que somos hábeis no desenrascanço, e o caralho, mas... desculpem lá, mas eu hoje ainda estou abalado com as férias de Capreia, teríamos de escolher a massa inicial, para nos dar energia por mil anos, a Galp dos Mil Anos, como o Reich dos Mil Anos, qualquer coisa como 67 quilitos, mais umas centésimas, como é do gosto corrente. Por mim, proponho que esses 67 quilitos inaugurais, para serem já convertidos em energia, numa espantosa, reacção nuclear em cadeia, fossem... a Ferreira Leite, posto que, pintelhos e rugas incluídos, deve ser isso que ela lê no monitor matinal da balança: 67, 32 Kg.
Geralmente, as centrais nucleares funcionam com urânio enriquecido, coisa que não se adequa muito à Bruxa do PSD, pelo que teríamos de ir pelo urânio empobrecido... bom... acho que também não, a mente dela é demasiado obtusa para coisas tão sofisticadas, de maneira que é melhor percorrer a Tabela Periódica até à base: é isso, uma Ferreira Leite de Hidrogénio empobrecido, a ser enfiada a força no núcleo de fissão, para dar 1000 anos de energia a um país tão carente.
Dir-me-ão... e a velocidade da luz?... Bom, nós somos mais modestos, e à falta da velocidade da luz podemos apostar na velocidade das trevas, na qual somos peritos. Produz-se menos energia, mas já nos está na massa do sangue.
Atenção, isto é só uma experiência, e o sonho de um louco, que sou eu: contamos já com os fundos de investigação da Universidade de Aveiro, que foram convertidos em salários (!), para arrancar com esta verdadeira maravilha do Séc. XXI. Perguntar-me-ão, por quê a escolha Ferreira Leite?..., mas tenho duas respostas para vos dar: a primeira é pessoal, "c'est un coup de coeur"...; a segunda é de intervenção mais ampla e social: para uma mulher que acha que o sentido da família é o de procriar, fica-lhe mal ter desmantelado a família num divórcio, depois de lançar ao mundo um drogado e um traficante. Você gostaria de ser governado pela mãe de um traficante?... Eu... não, antes ter um Primeiro-Ministro que "atracasse de popa", como diz a minha empregada.
Ah, sim, se a coisa resultar, até podemos já pensar no abastecimento de energia para os milénios seguintes, convertendo já, em energia, a massa do Dr. Vítor Constâncio, da Porteira da Educação e... sei lá... vá, avancem vocês com nomes... A Maria?... Não, coitado, que o homem está completamente xexé: tirarem-lhe o expositor de reposteiros era a mesma coisa que o condenarem a um estado vegetativo, e não queremos para o nosso querido Presidente da República algo de semelhante ao belo presente com que nos contemplou.
Bem hajam.

9 commentaires:

katrina a gotika disse...

Já que mudaram de sítio e este blog esta muito mais leve, podiam compensar a malta pelo incómodo com a não adição de scripts e contadores e gadgets completamente desnecessários. Obrigadinha.

quink644 disse...

Propunha que o Constâncio fosse desmanchado aos bocados, permanecendo vivo... Hoje amputava-se um braço, passado um mês a outra mão e, depois de refeito, já lhe poderíamos perguntar: como é que limpas o cu?
É a minha opinião, para o reactor sim, mas aos bocados... como ele pode não durar até à construção da central, sugeria que fosse já começado a desmanchar e dado a comer aos porcos... Se eles o comerem...

lola_carola disse...

Arrebenta,

Sou sua fã incondicional.
Admiro a sua inteligência e sentido de humor.
Continue assim para o bem dos que não se conformam com a pequenez da mentalidade deste povo.

Obrigado

Licenciada disse...

Mudámos justamente por isso, Gotika. :-)

quink644 disse...

No que respeita à segurança do nuclear nem de propósito...
cliquem neste link...

http://fr.news.yahoo.com/afp/20080718/tts-energie-nucleaire-sante-environnemen-c1b2fc3.html

e-ko disse...

os ambientalistas apelidaram Constâncio de ingénuo, mas, o homem, de ingénuo não tem nada, ou é cretino ou cínico ou cínico e cretino!

Farelhão disse...

E eu que pensava que a tusa máxima residia na Isabel II de Inglaterra e agora surge-me este monumento de sensualidade que não pode deixar ninguém insensível. A Maneleita faz-me cá uma adrenalina que fico com os cabelos, e não só, todos eriçados e com um desejo de procriar que deixa envergonhado o mais puro e refinado charolês. A minha vontade é de fazer família com ela. Juro.

quink644 disse...

Farelhão, ou és parvo ou és parvo...

katrina a gotika disse...

«Mudámos justamente por isso, Gotika. :-)»

Aleluia!!!

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico