BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Édipo em Colona

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
Esta semana tenho andado muito bem disposto: o bicho misantropo que sou gostou imenso de conhecer a Margarida, a Hurtiga e o Ly, embora para quem me conheça, saiba que só sou expansivo em momento de maior intimidade, pelo que peço desculpas. Simplificando: ganhei a semana, e não vou perder tempo a falar de coisas física e emocionalmente sórdidas, como Dias Loureiro, Oliveira e Costa (o homem tem um horrível ar de pedófilo...), ou a Sinistra Ministra. Sobre esta última, entre avanço e recuos, ainda não percebeu que as pessoas não estão a discutir com ela Avaliação: estão a discutir a própria pessoa dela, que é hoje nauseantemente insustentável e já recebeu, em todas as capelas deste país, o dobre de finados.
Não percebo nada de Futebol, pelo que estou satisfeito com o ópio nacional ter sofrido uma derrota como não sofria há 50 anos: sobra-lhes assim mais tempo para olharem para a realidade, em vez de andarem a contemplar relvados, actividade mais própria para velhas abastadas inglesas.
Sempre que penso em Futebol, penso em Sexualidade, e, dentro da vasta panóplia da Sexualidade, que está para a Via Láctea como o abrir as pernas para o grão de areia, no Homoerotismo. Como disse, estou numa semana áurea, pelo que não vou falar disso, nem das parafilias do "Balneário".
Tenho discutido muitas vezes isto, e há uma alínea na Metrossexualidade que leva a que o indivíduo apenas conceba como seu próprio objecto de desejo ele próprio; a segunda, é a Impotência, que pode levar a uma necessidade de pública exposição de um desvario de parceiros, pela simples razão de alguém que tem pavor de se fixar num só, que um dia lhe descubra a falha: a terceira é o "voyeurisme", que pode conduzir a que se contratem mulheres de aluguer, para poder ver os colegas de equipa, nus, a montá-las, ou a humilhá-las, que é outra clássica forma do Português, que odeia mulheres, e está reduzido a frequentar buracos, manifestar a sua... virilidade. A última deriva da anterior: só me lembraria de contratar mulheres de aluguer para ver os meus companheiros nus, sem que se sonhasse que o que eu queria não era vê-los com elas, mas tão simplesmente... vê-los... a eles.
A Net é perversa, e continua a atirar aos narcisos ISTO, o que já é muito bom, porque as carências nutricionais da infância, e os espaços sufocantes deixam mazelas para sempre: é uma questão de meia dúzia de anos. Quanto à psique, nada há a fazer, o ego é do tamanho do mundo, e um deles, parece que foi ao Brasil apanhar com seis golos na cloaca, mas... um senhor, já que parece que não quis apertar a mão a Pelé. Faz bem: são menos bactérias que o Pelé se arrisca a apanhar na mão, mas remete-nos para um limbo lúgubre, onde a ideia de História, Nobreza e Mérito desapareceram, para se converterem nas coisas voláteis do quotidiano efémero.
As meninas parece que adoram, mas a histeria e a ficção da revista "Maria" penso que nunca foram muito abonatórias das suas frequentadoras, e contra mim falo, que sou assíduo coleccionador das cartas dos leitores da referida revista. Aquilo... nem a Lola Chupa, nos seus melhores dias de glória...
Graças a deus que há Tempo, e estas coisas se desvanecerão, com ele, em nuvens de pó. Para os Brasileiros é a chacota generalizada, já que têm bons corpos, e sabem que o Futebol é uma boa maneira de sair das origens humildes. A partir de aí grimpam pelas escadas afora, e continuam comunicativos e esfusiantes, não se comportando como Divas da Barraca, que não suportam olhar para o seu terrível berço. Pois o berço está lá, e cada vez mais se afirma, torna-se gigante, aponta-nos um dedo monstruoso, acusador, que ocupa a linha toda do horizonte, ano atrás de ano, até à breve ruína física deles.
Por quê Édipo, perguntar-me-ão?... Porque está em Freud, e está em Freud porque já estava no Mito Grego (o resto das ilações é da vossa própria responsabilidade).
Em Colona?... Porque Édipo, aí, já estava velho e cego.
Sim, é isso, somos um povo de velhos, cegos e impantes.
( Edição dupla, no "Arrebenta-Sol" e em "The Braganza Mothers" )

0 commentaires:

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico