BlogBlogs.Com.Br

domingo, 17 de janeiro de 2010

Marco Paulo, enquanto metáfora e epígrafe de um destroço político, chamado "Partido Socialista"





Imagem KAOS


As retretes são como os sismos: sempre que entopem, há réplicas, e o transbordo faz-se por odoríficos soluços. Acho que não preciso de explicar, mas passo da metáfora ao desgosto: mal o enólogo de Águeda sacou a rolha do gargalo, imediatamente se estenderam os copos, para a cena da vinhaça.
Há, em Manuel Alegre, um pouco de Malhoa, daquela mesa de cântaros vazios, e panças estendidas. Se me não falha a cronologia, andava, pelo mesmo tempo, Cézanne a pintar as suas naturezas mortas, que levaram ao Cubismo, enquanto, com o atraso português, nunca se passou da mera, e reles, borracheira.
Ando, há meses, a dizer que não tenho pachorra para escrever, mas os próximos meses prometem ser emocionantes, uma espécie de "grand finale", com todas as marionetas em cena, enquanto o barco se afunda. Mandatários... já devem estar, a esta hora, a esgatanhar-se, em redor do tal "caviar" -- que eu acho que são ovas de sardinha certificadas... -- e a pensar se avança o ex-bufo Fernando Rosas, se a boca de broche em grilos, Ana Drago, o que, aliás, é completamente irrelevante, já que a separação das águas se fez hoje: há o Bloco de Esquerda, que é o mesmo que dizer "les amis de Sócrates", e os que não estão nem com o Bloco de Esquerda nem com Sócrates.
O Partido Comunista, esse velho mastodonte de marés, espécie de espinha dorsal do País, quando lhe retiraram as vértebras salazarentas, vai demorar um tempo a reativar-se do impacto, mas é previsível a estratégia do costume: como nada tem a ganhar, prefere medir até onde poderia perder, e fará adiantar o seu peão, na expectativa, da "Segunda Volta", para poder ganhar protagonismo, e encostar-se à voz vencedora. Adora desempates, mas o país está de tal modo periclitante que não existe espaço para qualquer jogo, e era melhor que mudassem de estratégia.
A manter-se Sócrates, Sócrates ganha sempre, porque a candidatura de Alegre é a Comissão de Honra para a reeleição de "Seu" Aníbal, de Boliqueime, o Presidente do Socratismo, e mais a tropa de gatos pingados que o rodeia. Se o P.S. cair no erro das volatilidades soaristas, e fizer avançar Jaime Gama, mais do que esturricado pelo "Casa Pia", volta a ganhar o "Seu" Aníbal, mais a sua triste Maria. Acrescente-se que a Maria está num estado deplorável, e, como diz um dos nossos mais assíduos leitores, a encurvar os bicos de papagaio daquela maneira, chegará ao fim do Segundo Mandato com a forma de um "boomerang": bastará atirá-la contra o horizonte, e ela voltará, em forma de estrelinha de Belém, a anunciar um caquético Menino Jesus desdentado, e de Boliqueime.
O jogo é todo ele de tempo, porque, se Sócrates for arrastado para o fundo pela quantidade de escândalos e amoralidade, que introduziu na Vida Política Lusitana, e for substituído por um gajo com alguns palmos de inteligência, e não completamente podre, e estou a falar de António Costa, imediatamente o processo se acelerará, e virão todas as missangas da Câmara de Lisboa, os Zés que faziam faltas, as Rosetas, que viravam sempre na direção do Poder do Vento, e os outros quejandos, que se aproveitaram da Boleia da Capital: a cambalear, em mais um jantar de múmias, Alegre dirá "SIM", e as urnas inclinar-se-ão logo para o "NÃO", arrastando, por inércia e fatalidade, o preço e o odor da gasolina para os velhos Salões de Belém.


Vou fazer uma pausa, porque estou a escrever este texto e a ficar enojado comigo mesmo: pela primeira vez, as forças à direita (o que é isso?...) do P.S. não vão ter de mexer nem um dedo para fazer eleger o seu candidato. Ontem, quando o Garrafão de Águeda colapsou sob o peso da sua obsoleta vaidade, imediatamente me pus a fazer contas de cabeça, e só me caíam da prateleira Marcelos, Freitas e até, pasme-se, a "Velha", sinal do estado de desespero e desorientação a que cheguei...
Constitucionalmente, está escrito que qualquer português, maior de 35 anos de idade, pode exercer a Presidência da República. Com a nossa velocidade de andamento de tribunal, costumamos multiplicar por dois, e, lá para o fim do ano, vamos ter em campo dois basbaques, de facto, um, com 74 anos (!), e o outro, com 71 (!)
Suponho que o lema das campanhas seja "Viagra a Belém", mas, para Alegre, eu guardo um carinho: "YES, HE CAN'T!...".
Afora isso, o meu sentir profundo, resume-se numa outra frase: "Aníbal?... Nunca!... Alegre!?... JAMAIS!..."
Pena é que estejamos num país onde a idade de reforma máxima para a Função Pública não se estenda a estes cangalhos de retroseiro, e tenhamos de apanhar em cima com o mofo, depois de lhes termos papado décadas as varejeiras.


Termino como comecei: escrevo por tédio, e porque tem de ser, já que os palhaços se adiantaram a entrar em cena. Perguntar-me-ão o por quê do título. Infelizmente, tínhamos, até ao dia de ontem duas urgências sanitárias, em Portugal: limpar, do cenário, as excrescências Aníbal e Sócrates. Neste momento, o lixo acumulado passa também por Alegre.
Quanto a mim, que estou radicalmente de fora, acho, de facto, que o P.S. está como o Marco Paulo: padece, neste primeiro mês de 2010, de dois dos mais horrendos fedores. E isso vai determinar aziagamente o nosso próximo futuro, se futuro houver.


(Duo do lá vamos ter de voltar à luta, no "Arrebenta-SOL" e em "The Braganza Mothers" )

1 commentaires:

Xaviota disse...

A candidatura do pateta vai funcionar como a lebre na corrida de galgos: será o centro das atenções enquanto convier. Entretanto o engenheireiro vai estudando o candidato surpresa, o qual será anunciado quando der jeito e no mesmo estilo com que anunciou o Vital para as europeias. Nessa altura, o pateta desiste para o candidato "oficial" e o bloco já não tem pedalada para fabricar um substituto. O ponto fraco desta estratégia é, tal como o foi anteriormente, a escolha do candidato. Deverá ser um macho, velho, impoluto, estimado pelos seus pares e pelos media, patriota, europeísta, com pose, socialista q.b.,bom timbre de voz e boa presença. Pelo que conheço do Socras, esse candidato já estará escolhido e tenho um excelente palpite: Gomes Canotilho.

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico