BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 23 de junho de 2009

Uma situação de casuística, que requer a nossa máxima atenção: Pressão, Chantagem e Censura, no "Intemporal". As feias vésperas de um caso de polícia

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

Não ando particularmente com tempo nem paciência. Todavia, o que tem estado a acontecer no "Intemporal" merece toda a nossa atenção, e agradeço que visitem o espaço, para compreender o sentido deste texto.

Conheço o Paulo muito antes do Mundo ser criado: da primeira vez que o Velho, senil e imbecil, se lembrou de enfiar na rota das bactérias um gajo chamado Adão, mais a sua excrescência, em forma de costela, estávamos nós, muito calmamente, a beber uma coca cola, num sítio que já nem sequer existe, mas percebemos logo que aquilo era um puro erro estratégico, e ia dar, a curto prazo, buraco, mas o Velho era velho, e a Criação era má e era dele. Deu no que deu. Paciência.

O Paulo é das mentes mais brilhantes, criativas e imaginativas que conheço. Tem potencial para fazer rebentar com o Alqueva e atirar para uma cadeira de rodas, e para sempre, por exemplo, essa coisa mediana, que recebeu o Nobel de Literatura. Possivelmente, e por razões que agora aqui não são chamadas, talvez nunca venhamos a ler o Paulo dos grandes textos, que só me fazem lembrar o melhor Bocaccio, e com isto, tudo digo... Quando ele voltar, o Mundo pára, parará. Juro.

Anda agora numa fase de lenga lenga de poemas arrastados, que, nem por isso são menores. Digamos que são 10% daquilo de que ele é capaz. Um dos seus melhores versos era tão bom, que lhe o roubei, e, embora premiado, ainda não foi publicado. Quando o for, irá com a justa dedicatória: poucos escrevem, aos 16 anos, que "educar é esconder metade do Mundo..." Que grande verdade, deus meu, e continuará a dar um verso notável, no poema que não publiquei, e no original dele, que permanece oculto, como tudo o que é importante, neste roteiro do faz de conta em que vivemos. O Futuro é para nós, não o presente.

De há umas semanas para cá, o "Intemporal" começou a ser alvo de ataques que muito bem conhecemos: continuamos a ter rémoras, párias indianos, que varrem o próprio rasto da areia do chão. Isso não é nosso problema, mas haverá que convir ser deprimente, para quem o faça, a necessidade de vir, diariamente, deixar coisas destas nas caixas de comentários... O adjetivo mínimo para gente desta é TARADA. A partir de aí, piora, mas mesmo para muito pior...

No caso do "Intemporal", o filme repete-se, com a falta de imaginação e condimentos de que estas situações sempre se revestem. Infelizmente, não são únicas, e têm andado em redor dos blogues vizinhos do "Braganza", e dos vizinhos dos vizinhos do "Intemporal", "Heartofwax", obviamente, incluído. O que me chegou hoje por email é ainda mais grave: estamos perante uma corja que ameaça divulgar dados pessoais, que ameaça com conhecer os contactos do trabalho (!), com referência a emails, números oficiais, extensões e moradas físicas!... A nossa colega, blogger e poetisa, queixa-se, igualmente de ameaças de morte (!), para ela e para o filho (!), de gente escravizada, tipo "yes-man", sobre o qual é exercido todo o tipo de chantagem, e que não ousa abrir a boca...

Abro eu agora aqui.

Esta gente não é gente: é a porcaria que infesta Portugal de há muitos séculos para cá, para não exagerar e dizer SEMPRE. É a maltosa das sociedades secretas, dos lobbies da repressão, dos grupelhos dos amiguinhos do mata e esfola: é o mesmo pessoal que queimou a "Passarola", que lançou as mentes judaicas brilhantes para as chamas, e obrigou os grandes criadores a procurarem refúgio lá fora. Antes da Internet, podia rodar, como o cão que morde a própria cauda, em redor dos seus subterfúgios mesquinhos, o veto de secretaria, o obnubilar da crítica no jornal, as referência abaixo de cão das leituras do José Viegas e daquele caniche, de cujo nome não me lembro, mas tem o pelo ripado e pintado de louro, como os pretos da Cova da Moura. Campeiam pelas televisões, ocupam as bancadas da Crítica em tudo o que é Jornal, Semanário e Revista, e têm sempre a palavra, para tentar mostrar que o Mundo é calmo, estável e completamente igual àquilo que gostariam que fosse. Têm um ayatollah na cabeça, e um Ahmadinejad, ou lá como é que se escreve, como braço secular, e os serviçais, abaixo, ainda conseguem ser piores, e são muitos.

Só que o Mundo não é calmo, nem como eles pensam que é, e o Futuro não lhes pertence: são uma mera epifania do volátil Presente.

Puderam censurar, impedir a visibilidade, fingir que não exista, por omissão, opressão e supressão, até que, um belo dia, os "Kaos", os "Arrebentas" e os "Paulos" deste mundo começaram a criar, com toda a força e vigor, por um terreno virgem, e inesgotável. Isso não mata, mas mói-os.

Tinha acabado o monopólio, e a Realidade por encomenda: começava o Reino da Liberdade de Imaginação.

De aí, não estranharemos a permanente perseguição, a chantagem, o bombardeamento de estímulos negativos, a constante ameaça de denúncia (!), junto do local de trabalho, as intimidações à família (!), os telefonemas estranhos e anónimos, o "Spam" de emails, o registo abusivo em sites pornográficos, a calúnia, a insinuação e a difamação, enfim, todos os pontos maiores de que a menoridade humana é capaz, com as minúcias "à portuguesa".

As caixas de comentários do "Intemporal", estão, por razões de reflexão, encerradas: foram, durante meses, um excelente ponto de encontro de gente que o estimava e se estimava entre si. Por estranho que pareça, a Blogosfera é uma forma de companhia, e um Humanismo... Boa frase, parece Sartre: a Blogosfera é um Humanismo, até voltar a ser desfigurada pela LEPRA, que é todo o mal da natureza "humana" (?)

Serve este texto para vos convidar a passar por , e também por AQUI, e por ACOLÁ e por ACOLI, e, sobretudo, NESTE. Poderão não comentar, mas a voragem dos contadores indicará, aos agravados, que não estão sozinhos, e não estão. Quanto ao resto, cuspam-lhes em cima.

Nem nós pararemos, nem eles passarão.

6 commentaires:

f@ disse...

A c o r dei + cedo… o meu despertador vibrou e caiu ao chão
Tic tac e som de PIANO DESAFINADO que + parecia um xilofone de brincar…
deu asas ao TAPETE voador…

Saudades da bolinha colorida da baqueta a es m u r r a r as teclas…

f@

Fragmentos Betty Martins disse...

._______olá Luis



um muito OBRIGADA! por mim pelo Paulo______por todos que estão ou já viveram este "INFERNO"


_____________///










beijO_____ternO

Branca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wahsse Fühdehr disse...

Espero estar de volta em breve.
Há coisas tenebrosas que não me largam.
Tive de mudar de nick para continuar a escrever.
Compreendo, oh se compreendo o que se está a passar...
Confesso que não conhecia estes espaços maravilhosos, força, coragem e um abraço para todos.

Branca disse...

Olá Luís,

Peço imensa desculpa, o comentário eliminado atràs é meu, mas não era isso que pretendia, a atitude deveu-se à vontade repentina de evitar proximidades contra meu gosto, se bem me entendes. Sempre tive boa convivência na blogosfera e assim pretendo continuar, simples e plural. Não gasto energias com polémicas que não valem a pena e que não me dizem nada, não entendo, nem quero entender.
A vida é demasiado curta e bela para guerrinhas com vaidades ou sentidos de propriedade seja do que fôr.
No entanto, volto a dizer que o teu texto tem a minha admiração pela amizade e lealdade que demontra, virtudes que muito admiro. E volto a reiterar o meu apoio e a minha amizade ao Paulo, sempre, para todo o sempre. Por isso voltei, porque não queria que a minha atitude precipitada parecesse uma retirada cobarde. Jamais! Quando dou amizade, dou-a para toda a vida e não chamo amigo a qualquer um. E repito que as pessoas de valor ficam e das outras não reza a História.
A partir daqui não pretendo gastar tempo com o que não entendo, há tanto de importante na vida para fazer e o Paulo sabe que me tem sempre por perto.
Beijinhos

Karocha disse...

A mim tentaram matar-me com um desastre de automóvel, tentaram ameaçar-me com facadas na barriga e outras, ameaçaram os meus filhos, não sei o que se passa,mas estou solidária!
Anda muita gente neste País incomodada,por eu andar na net!
Não sou anónima e tenho mail!

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico