BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Correio da Lola - "Acordo Ortográfico"

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

Querida Lola:
Sou uma adorável leitora de poemas. Acho que o maior poeta vivo, em Portugal, é mesmo Paulo Teixeira Pinto, e o seu poema "Tão", só comparável aos sonetos de Camões. No entanto, a vida continua, e estamos em pleno Acordo Ortográfico, e surgiu-me hoje uma dúvida: como o novo Acordo Ortográfico, Clara Pinto-Correia leva hífen, ou não?... Obrigado
( Maria Ester Bacellar de Sampayo Pina, Universidade Lusóphona )

Querida Ester:
É com enorme agrado que vejo que o seu email não me vem chatear com casamento entre bichas, ou dúvidas sobre "off-shores" do BPN e do "Freeport". Querida, fico emocionada, ao saber que é uma leitora do maior poeta vivo, Paulo Teixeira Pinto, e espero que também tenha lido o Saramago todo, que é uma coisa indispensável a qualquer estômago delicado. Agora, querida, acho estranho que venha perguntar a uma "mulher" cuja única escola é um esfolar de tinta noturna nas esquinas do Conde Redondo questões de ortografia. Ortografia, para mim, é poder escrever com pena grossa, e nem sempre as há... Agora, quanto à Clara Pinto-Correia, filha, sei lá se ela leva hífen... ela já levou com tanta coisa, que, se calhar também levou com um hífen depois do Pinto, deus me perdoe, esta língua portuguesa é tão traiçoeira..., o melhor, mesmo, é consultar o conversor "on line", e escrever lá "Clara Pinto-Correia", e ver o que aparece. Se continuar com dúvidas, escreva-lhe diretamente, mande-lhe um email, porque sempre a ajuda a sair daquele permanente coma alcoólico, e ela vai gostar. Se ela não souber o que é um "hífen", mande-lhe uma mnemónica, sei lá, em vez de falar só de "hífen", diga-lhe "um hífen de 24 cms". Bom trabalho.

0 commentaires:

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico