BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O meu Reyno por um IP!...

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
Imagem do KAOS
Há dois tipos de leituras que considero superlativas: as de avião, e as das portas de casa de banho. As primeiras dão para teses de doutoramento; as segundas, para sentirmos saudades dos Palácios de S. Bento e Belém, e do Conselho de Estado. Uma vez, uma das últimas até me trouxe sinestesias sobre Leonor Beleza, como a madalena de Proust. Acho que metia animais, comer excrementos e a mulher da limpeza, mas vamos antes ao avião.
Em 2011, pelo que reza a "Science et Vie", uma espécie de "Caras" francesa, as combinações de números que formam os IPs vão-se esgotar, cobrindo, desde o 000.000.000.000 até ao 999.999.999.999, 4 biliões de hipóteses, se me não falha a Combinatória, campo que nunca me apaixonou. Aparentemente, o sistema até poderia ser revisto, passando para uma nova norma, a IPv6, que já disporia de 34, seguido de 37 zeros, o que dava uma boa margem de conforto. Acontece que tal tipo de decisão custaria "money", e implicaria reconstruir o sistema, desde a base, coisa de que ninguém quer ouvir, sequer, falar. Nós já passámos por um processo semelhante, ainda que mais modesto, quando se esgotaram as combinações das nossas matrículas de automóveis -- de entre as europeias, as que não têm informação útil nenhuma, exceto juntarem pares de números e letras, mas nós também nunca aspirámos à significância, pelo que está tudo correto, e em dia -- e tivémos de passar as letras, se não me engano, para o grupo central.
Este congestionamento vai ser um cataclismo.
Depois da Crise do Petróleo, da Água, da Moral e da Pouca-Vergonha, chegará a escassez de IPs. Haverá, como na Rússia pós-soviética, gente nova a matar as velhas, que tinham os apartamentos da "Nomenklatura", para ficarem com o teto delas, para morar. Vão-se acabar os "anonymizares", com certeza, com muito desgosto daquela puta que, de quando em vez, ainda aqui vem arrastar a sua decadência pelas nossas caixas de comentários. Em suma, os IPs serão pagos, caros, e não haverá para todos.
Depois de não conseguir fechar Guantánamo, o primeiro desaire da mais espantosa fraude presidencial da segunda década do séc. XXI, Obama, virá o seu segundo desaire, que será não conseguir instalar a Net na barraca do meio-irmão, que vive na favela do Kenya, e termos mais um desiludido do He Have Had a Dream but He Couldn't.
Com esta crise, supõe-se já haver uma forte aposta nos métodos de comunicação tradicionais, e a Universidade de Aveiro, instituição de investigação de ponta, que também gosta muito de nos visitar, até prevê o transporte de pacotes informáticos, que já não circularão através da Rede, mas transportados por pombos-correio de banda larga. Em dias de congestionamento, os céus estarão de tal modo cobertos por asa-bytes que o Sol não se verá, prevendo-se uma segunda extinção pelo gelo e pelo frio, tipo a dos dinossáurios, da qual, por estranho que pareça, só sobreviverão os habitantes dos solários, uma espécie mutante, moreno-falso e cheia de melanomas. Os restantes humanos morrerão atascados na Sombra e afogados em enchentes de cocós-moles dos tera-pombos voadores, carregados de gyga-pacotes, coisa com a qual nem Dante sonhou.
Esta conversa toda, que já terá sido taxada de conversa de tarado, vem a propósito de, ontem à noite, a merda da Net estar completamente embarrilada. Não era de espantar, e fiz logo o diagnóstico: vomitaram o Caso "Freeport", e a paneleira deu logo ordens aos serviços de branqueamento, para que impedissem os livres-pensadores e publicadores de aceder aos blogues e à informação. Tanto quanto hoje percebi, isso era só metade da verdade, porque os computadores da Judiciária estavam a ser atacados por um estranho vírus (?) que pretendia destruir materiais sigilosos. O vírus ainda não tem nome, pelo que avanço com o perigosíssimo "Magallaens2009A", um troiano, em honra de José Magalhães, Secretário de Estado-Adjunto e da Administração Interna, alta autoridade em pirataria informática, e um dos "big-brothers" que você deve ter diariamente especado, defronte do seu TFT, a observá-lo, quando ainda julga que está a trabalhar sozinho/a, pela calada da noite.
Toda a gente sabe que Sócrates vive e não suporta viver com uma Espada de Dâmocles suspensa sobre a cabeça: os seus problemas vão desde a sua insegurança pessoal, com um caráter e sexualidades disformes, passando por academismos à martelada e uma saloice que se acentua de dia para dia, com aquele nariz de Américo-merceeiro a tornar-se cada vez mais proeminente, por cima daqueles fatos pardos e sem qualquer elegância, que ele compra, só por terem etiqueta Boss e Armani.
Não há hábitos que façam monges, como nos relembra o lindíssimo "eu não raciociôno (!) assim...", que ele lá soltou, no meio da entrevista da semana passada, que não ouvi. Aliás, ele não "raciociôna" de maneira nenhuma, e a sorte dele é estar num país que ainda "raciociôna", menos, senão, já tinha apanhado um valente par de patins, que nos teria poupado esta longuíssima agonia, e o estertor de vermos uma nação, quase milenar, a transformar-se num litoral desértico da orla española.
Os arredores não são melhores: o Sr. Aníbal, de Boliqueime, que ainda pensa estar a viver no tempo dos esplendores dos cortinados de veludo do Marechal Carmona, arrisca-se a ver o seu Segundo Mandato assegurado por uma Junta Militar, a presidir a um Governo de Salvação Nacional, mas isso ainda está no campo das especulações, porque o desastre lusitano só agora é que entrou na rampa inclinada de onde nunca mais se sai.
No meio disto tudo, felizmente ainda há sonhadores: Manuel Alegre, que acabará, como Vasco Santana, a fazer o número do bêbedo com o poste, "òòóó-òólha lààà, ó poste, avisa làààÀ, quando é que eu (ups) dêêêêvo começàààr (ups) a dizêêêr... NÃO????...", e Paulo Pedroso, que, nas próximas Legislativas será uma testa de força, para negociar alianças à Esquerda. Alguém lhe deve ter asoprado que os Comunistas comiam criancinhas ao pequeno-almoço, e isso é importante em qualquer coligação...
Chega de humor: vou-me deitar a pensar na etimologia da firma "SOVENCO", de que foram sócios José Sócrates, Armando Vara, Fátima Felgueiras e um tal de Virgílio de Sousa, que vendia cartas de condução, em Tábua. Ora, "SO" deve vir de SÓcrates, o "V" de Vara, ou de Virgílio, e o "ENCO", da Fátima Felgueiras, o macavenco.
Claro que, como o país, a "Sovenco" também faliu.
Nada mais seria de esperar, num País de putas, Cauda da Europa.
(Duo, em forma de valsa, no "Arrebenta-SOL" e no "The Braganza Mothers" )

2 commentaires:

Clitoriz Feliz disse...

Ó m'lher, se a combinação de IPs vai do 000.000.000.000 até ao
999.999.999.999 como é que pode dar 4 biliões de hipóteses?
Isso daria exactamente 999999999999+1, ou seja
1000000000000 de hipóteses - 1000 biliões delas.

Onde é que já viste IPs com números acima de 255?
Pois é, m'lher, faz as contas:
256x256x256x256
(256 porque o zero também conta)
e vê lá se não dá os tais cerca de 4 biliões.
Mais precisamente 4294967296.
Os tais 4 biliões que te lembras vagamente de ter lido numa dessas revistas sem gajos nus que tu folheias às vezes.
E 256 como máximo porquê? - perguntas tu.
Ora, porque é um sistema baseado nos famosos 8 bits, e a combinação de 8 bits vai do 0 ao 255 - as tais parcelas de 256 que multiplicámos ali em cima.

Por exemplo, o meu IP aqui onde me encontro, em Islândia-USA, é o teu conhecido
204.13.110.98
Como podes constatar não há nenhum número acima de 255.

Vês como não sou mentiroso?

Joana Morais disse...

texto genial, Sr. Arrebenta, parabéns.

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico