BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 19 de março de 2010

Grandes Êxitos do "Braganza Mothers I" - "Utopia" (Dedicado à Kaotica, que hoje voltou a fazer 25 anos :-)))



Dedicado aos 25 anos da Kaotica
Hoje não vou falar de porcaria.
Há aquela carta de Catarina, ao Conde Ivan Tchernikov, que nos eleva muito acima de qualquer coisa:

"[...] Cada nação ocupa, à vez, a cena deste Mundo vil!... Por ora, todas as potências se encontram em crise! Elas padecem, alternadamente, destas passageiras convulsões, que abalam, demolem, ou elevam os Impérios. Buffon predisse que, um dia, um cometa haveria, no seu percurso, de colidir e arrastar o nosso Globo! Creio que esse cometa se arrastará, de Ocidente para Oriente. Seja ele qual for, prevejo, enquanto espero, que a França, a Áustria, a Prússia e a Rússia, durante algum tempo, se entrechocarão, entre si, provocando profundas feridas, umas às outras se sarando, e acabarão por subir, todas as quatro, aos mais altos cumes da Glória! A Áustria será a primeira, cujos golpes se reabrirão, mas longo tempo ela fingirá a sua convalescença e quererá enganar o médico que a serve.
A Turquia respira um pouco, mau-grado os bulbões e o abcesso interno que já nela se formam. A Polónia acostumar-se-á ao seu cambaleante destino! A Itália aguarda e espera! Veneza entristece-se, a Suíça cansa-se da sua própria prosperidade, e a América forma-se, entretanto!

A Inglaterra!... O Fanatismo a criou, o Fanatismo a sustenta, O Fanatismo a destruirá!...

A Espanha, Portugal, a Holanda, a Dinamarca, surgirão, desaparecerão e voltarão a reaparecer, como bolas de ilusionista. O que de mais hábil delas se servir, acabará por espantar toda a Europa! poderíamos, mesmo, compará-los a pílulas purgatórias, que nunca surtiram o efeito que delas se esperava... Mau-grado estas meias verdades todas, sobre as sortes do devir das Potências, urge sempre retornar aos "Plaideurs", de Racine, e com ele repetir:

"Por Deus, que insano quem no futuro se fiar,
pois, aquele que na Sexta ri, já no Domingo chorará!..."


Catarina, a Grande, Czarina de Todas as Rússias

0 commentaires:

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico