BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 19 de março de 2010

E por que hoje é 19 de Março, dia de Anos de Lurdes Rodrigues, outro grande êxito do "Braganza Mothers I" - Happy Birthday, Miss Lurdes!... ( com subtítulo, "A Pécora") "


Imagem do KAOS


Toda a gente já percebeu que eu ando ligeiramente mal disposto.
Não faz mal: hoje é dia grande, faz anos a Mulher-a-Dias da Educação!...

Quando me interrogo sobre que ícone escolheria para representar este Governo, tirando a paneleira bacharelada de Coimbra e os Lindos Olhos de Mariano Gago, vêm-me à cabeça três pessoas, o Cágado de Sete Meses, da Economia, que me merece a piedade genérica que nos deve merecer qualquer ser vivo, que sofre; a montra de fancaria da Cultura, uma gaja de que a gente pouco se lembra, porque indescritível, mas que parece completamente charrada, aliás, pós-charrada, tipo a do "Tapa-na-Pantera" (visitem), com aquelas saias de folhos e aqueles penduricalhos todos que elas usam, naquela fase de já se terem passado completamente para o Outro Lado, um sorriso beatífico, equivalente ao "yeah-meu" dos gajos que passaram uma semi-vida de Carbono 14 sempre agarrados aos narguileh do haxixe -- para ela, tudo é Cultura, e faz-me lembrar a fase final do Pinto Coelho, no "Acontece", onde tudo o que acontecia merecia destaque e prateleira de honra.

Confesso que gostava de ser como estas pessoas, que, no fundo, vivem imersas numa espécie de vago nirvana existencial: cai um copo ao chão, "it sounds like Music"; a Agustina arrota, "it's a Book"; o Manoel de Oliveira borra-se todo de incontinência pelicular, já vem mais aí um Buñuel português; subsídio na fenda, de cada vez que ela agita os chocalhos e ajeita o xaile.
É uma espécie de Paulo Rego, mas só sem Paula e só com o Rego.

Puta que os pariu.

Hoje, estavam todos a jeito, mas, para azar deles, quem faz aninhos é a Lurdinhas da Educação. A Lurdinhas, é para mim, o supra-icone deste Governo, séria, limpa e honrada, como diria o meu avô, uma mulher para casar.

Tudo, nela, são virtudes: não se lhe conhece GULA, mas sim, sempre, temperança. Não é por acaso que mandou retirar as coca-colas dos balcões dos bares escolares, conseguindo, com essa sábia medida, que os adolescentes passem a vida a entrar e a sair da escola, e a chegar atrasados às aulas, para poderem ir à esquina comprar a lata que a querida não lhes quer vender em casa.
Uma mulher temperada, pois.
Tudo nela é Docilidade, o construir da frase, a prosódia, a elegância do falar, a suavidade do tom, nada que pudesse indiciar Raiva, Cólera, ou Ânsia por Vingança, que tanto caracterizam o Pecado Capital da IRA.

Sempre que vai a qualquer sítio, é sempre pela porta das traseiras, legisla sistematicamente entre pontes e feriados, jamais nos sábados de manhã, e nunca durante as férias escolares: é, pois uma mulher discreta, cujos comportamentos jamais indiciariam SOBERBA.

É humilde, para lá do discreta, sente sempre pena pela infelicidade do Outro, e em nada atentaria para que a bonomia se lhe diminuísse. A sua Fraternidade aposta em gostar de ver as pessoas sorrir, e fomenta todos os bons ambientes de trabalho. Longe dela a sombra de qualquer INVEJA.

É Generosa, e cumula os seus muitos subordinados com tudo o que é bem material. Chamam-lhe a Cornucópia da Abundância, e seria incapaz de remeter uma geração inteira à Ignorância, só pelo reles pretexto de poupar uns tustos, como ditaria a AVAREZA pura.

É diligente: todos os dias acorda com uma ideia nova, geralmente pior do que a da véspera, e os assessores que a aturem. Sobre a Lurdes tudo se poderá dizer, menos ser PREGUIÇOSA.

Quanto à Castidade, pois… isso acredito. É Carneiro, mais propriamente borrega, ou, talvez, do signo da Pécora. Corre por aí que é uma Pécora mal fodida, mas, como podem imaginar, reservo essa corveia para quem se interesse pelo tema, e toda a anti-LUXÚRIA de que padece.

Esta tarde pensei profundamente que prenda lhe poderiam dar os Portugueses, por mais esta saudável Primavera. 39 anos é uma idade linda, digna de uma Ministra da Educação de um país moderno e em progresso!... Pensei em pô-la, de perna aberta, a receber todos os treinos de golos da selecção júnior do Casa Pia Futebol Clube. Também sonhei com deixar-lhe cair a rata no domínio público, como espaço de validação e reconhecimento de competências: cada nova entrada, um novo canudo à saída. Mas, estava a ver a TV agora -- "cosa rara" -- e vieram-me as imagens daqueles atentados de Bagdad...
Talvez não fosse difícil arranjar um desesperado, que se travestisse de Marylin, e que saísse de dentro de um bolo, e lhe aparecesse a cantar, em cima da mesa do Gabinete, “Happy Birthday, Mistress Minister!...”, sim, mas com uma daqueles cintos Vuitton, que eles usam, e ADORAM, em Bagdad... Pequeno pormenor, a dar-lhe uma prenda dessas, tinha mesmo de ser no Gabinete, porque aquelas portas blindadas da escada de salvação, a partir do 8º andar, decerto impediriam que o estrondo da canção atingisse a ovacionada…

Aqui fica a ideia, modesta, mas bem intencionada, acreditem.

0 commentaires:

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico