BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A existência de Deus não faz sentido. Mas só continuamos acreditando em Deus com medo de ser castigados por não acreditar nele. Mas se isso fosse possível, valeria a pena acreditar e idolatrar a um Deus que só cuida de quem acredita nele e castiga a quem não acredita? Que Deus mais infantil e besta seria este?
Mas mesmo que existisse um Deus com essa propriedade de auxiliar a quem nele tem fé e deixar de lado os incrédulos, qual a explicação que haveria para tanta dor que existe no mundo? Duzentos mil mortos no Haiti, Rio de Janeiro debaixo de lama, dezenas de crianças esfaqueadas na China. Isto, hoje. Mas e o nazismo? E Stalin que matou vinte milhões? E a primeira guerra mundial com seus sei lá quantos milhões de mortos e feridos? E as mulheres queimadas, na inquisição, acusadas de feitiçaria? E a extinção dos neandertais? O homo sapiens era mais importante para Deus que o neandertal, por isto pôde permancer no planeta e a outra espécie humana ser extinta?
Alguém poderia me dizer: você é ingrato: Só coisas boas aconteceram na sua vida. Sua filha, por exemplo. Nasceu prematura, com seis meses e sobreviveu. Cresceu perfeita. Sim, minha filha nasceu prematura e sobreviveu. Mas e os outros bebês que morreram? A família Papoy foi agraciada por qual motivo? E aquele pai que perdeu esposa e seis filhos na enchente? Qual o motivo de tamanho fardo?
Daí vem as explicações ilusórias, sobre as quais já dissertei. Foi o carma. Não se preocupe, seus seis filhos vão virar anjinhos e ficarão brincando eternamente com Jesus.
Eu mesmo, tempos atrás, sem conseguir encontrar uma explicação racional e lógica para Deus, apelei para a física quântica. Ou para a explicação que Deus deu a Jó: "Sou Deus, criador do Universo, inquestionável. Você é só uma merda de humano".
Mais uma: o Universo é tão maravilhosamente perfeito que só pode ter sido criado por um Deus. Bem, quem diz isto nunca ouviu falar da Lei da Gravitação Universal de Newton. Por que a Terra gira ao redor do Sol numa velocidade constante? Por que Deus quer ou por pura inércia? Mas um astrônomo diria: "Não é bem assim, existe uma certa variação no movimento dos corpos celestes". Opa, então o Universo não é perfeito.
Ah, mas a Terra é o lugar perfeito para o surgimento da vida! Só mesmo na Terra, em sua posição no Sistema Solar, com seus gases e líquidos, temperatura, pressão e gravidade poderia gerar vida. É prova da sabedoria de Deus. Mas esperem aí, estão dizendo que um não-milagre é um milagre? Que maluquice é esta? É claro que a vida só poderia ter surgido na Terra. Milagre seria ter surgido num planeta inóspito como Netuno.
Convenhamos: a gente gosta de se iludir desde muito cedo.
Não acreditar em Deus ou em qualquer outra coisa sobrenatural, abre um buraco na cabeça. Além de nos sentirmos livres para encarar a vida com mais prazer e responsabilidade, o fim da crença em Deus é um efeito dominó que derruba todas as nossas crenças em outras bobagens inexplicáveis. Por exemplo, alguém que sofra de um transtorno mental. Todas as doenças mentais são baseadas em crenças irracionais. Desde alguém que tem a fobia a baratas até um assassino serial, o ponto comum no comportamento dos loucos é a emoção irracional, sem sentido. É claro que a gente passa a vida acreditando em coisas que não tem sentido. Aprendemos isto desde que nascemos!
Reconheço que admitir a não-existência de Deus ofende muita gente. Tem gente que encontra conforto e alívio apenas no plano espiritual. Não vou conseguir convencer minha bisavó semi-analfabeta que Deus não existe. Mas eu, você, qualquer pessoa que já obteve conhecimento suficiente para saber dissernir sobre a influência sobrenatural sobre os humanos e sobre o mundo não podemos perder tempo fingindo que Deus existe. Porque quando a cobra fuma de verdade, você deixa Deus de lado e parte para soluções terrenas.
Não adianta rezar porque cortaram sua água. Deus não vai mandar religar a água milagrosamente. Você sabe muito bem disto, por mais que tenha já andado de joelhos por seis meses para que seu filho fosse curado de leucemia. Você não vai andar de joelhos seis meses para Deus religar sua água, vai é correr atrás de dinheiro para matar a sede de sua família, nem que tenha que roubar para isto. Ou seja, no fundo, no fundo, quando o bicho pega, você resolve as coisas por conta própria porque sabe que Deus não vai resolver. E se te disserem: "Seu filho foi curado de leucemia porque respondeu bem ao tratamento. Na mesma semana, morreram 50 crianças no mesmo hospital e teve família que fez promessas mais complexas do que a sua", você vai preferir não pensar no assunto. "Milagre não se questiona, se aceita", será sua resposta. Enquanto os familiares das crianças mortas estarão dizendo: "Foi a vontade de Deus". Voltamos à questão: quais critérios Deus utiliza para salvar uns e não salvar outros? Ah, esqueci que Deus criou o Universo e eu não posso questioná-lo pois sou apenas um humano insignificante.
Sobrará um item existencial para a existência de Deus: se Deus não existe, qual o objetivo de nossa existência no Universo? Para que servimos? Deus não criou o ser humano com um propósito? Tem gente que nem dorme pensando na existência. "Por que, afinal, existe esta merda toda?". Conheço um monte de gente assim e eu mesmo já fui assim.
Resolvi este problema simplesmente admitindo que não existe nada além da vida e ela pode e deve muito bem ser aproveitada. Os animais inconscientemente lutam diariamente pelo prosseguimento de suas espécies. Um casal de formigas dá origem a uma colônia de mil quilômetros em poucas décadas. E elas não param para ter crises existenciais. Simplesmente, seu instinto diz que devem continuar a vida.
Se você acha que sua vida não tem missão alguma, eu lhe respondo: sua missão é simplesmente viver. E se você não se contenta com isto é justamente porque em algum momento, em sua vida, algum imbecil lhe colocou na cabeça que existia algo mais do que a vida. E você quer viver pelo desconhecido? Pelo invisível? Pelo duvidoso?
Enquanto você se contorce tentando achar o sentido da vida, eu vou aproveitando a minha.

0 commentaires:

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico