BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A mentira dos alunos geniais

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

A ministra da Educação revelou (...) qual é a sua missão na Terra: criar condições para, nos próximos anos, atingir os 100% de aprovações no 9º ano de escolaridade. Atenção: 100% de aprovações. Ou seja, para dar uma ajuda aos menos dotados a matemática: 0% de reprovações. Há duas ou três coisas desagradáveis de dizer em voz alta, mas que Maria de Lurdes Rodrigues deve ouvir rapidamente.

A ministra diz que tudo isto é possível porque "os nossos alunos não são menos inteligentes" - claro que são, pelo menos alguns.

Entre os milhares de estudantes portugueses há espertos e há burros, há génios das ciências e cabeças incapazes de entender as subtilezas da física, há alunos aplicados e outros que preferem a PlayStation, há crianças com livros em casa e outras que só conseguem ler jornais desportivos.

A ministra da Educação também diz que "os nossos professores não são menos preparados" - mas claro que são, pelo menos alguns. É impossível que todos os professores do 9ºano sejam eficazes a ensinar as suas disciplinas, brilhantes a explicar conceitos e perfeitos a manter a disciplina.

Maria de Lurdes Rodrigues diz ainda que "as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores" - claro que não estão, pelo menos algumas. Haverá sempre escolas sem condições, sem aquecimento no Inverno, sem boas bibliotecas e sem computadores para os alunos.

Um mundo onde não haja um único aluno a chumbar no 9ºano só pode ser um artifício estatístico ou uma mentira política - ou, tendo em conta os discursos de certos ministros, ambos.

Sábado, A Direcção

0 commentaires:

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico